sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Debate político entre os candidatos à Junta de Paços de Brandão


Foi marcada esta última Quinta-Feira à noite por um debate político entre os candidatos à, até aqui, pacata Junta de Freguesia de Paços de Brandão promovida no auditório do CiRAC e organizado por esta Instituição em parceria com a Rádio Águia Azul.


Estiveram presentes todos os candidatos, (menores), dos partidos, (ainda mais pequenos), PS, PP-CDS, BE e CDU. Os representates do PSD distinguiram-se estrategicamente pela sua ausência, dado que eventualmente se quiseram demarcar da inutilidade deste tipo de discussão onde se promovem ideias e vontades.


Ora, convenhamos, que discutir e opinar sobre o trabalho que se entende ainda por realizar é perda de tempo. Que o diga o ilustríssimo senhor candidato do PSD a esta (de momento esquecida) localidade feirense, pois sabe por experiência própria como é estar sentado durante quatro anos numa Assembleia de Freguesia sem nunca ter aberto a boca. Não é necessário! A obra não precisa de palavras para se realizar. Bom... e se nada, porventura, se realizou, então justifica-se em pleno não esgrimir palavras que podem servir depois para compor ou elaborar questões.


Para além do mais, se o agora candidato do partido actualmente em exercício do executivo não se disponibiliza para tal evento, isso, ao contrário do que muitos possam agora sentenciar, não significa desprezo pelos mal-afortunados brandoenses.  E esta tese foi pensada e previamente considerada por todos os elementos candidatos do PSD. Vejamos:


- o PSD já ganhou em Paços de Brandão e o senhor candidato respectivo não o é mais, pois já se assume como o Presidente. Não se entenderia uma presença em cavaqueira animada com derrotados que depois ainda serão silenciados na Assembleia. Isto se forem eleitos!


- a rude verborreia característica do cabeça de lista laranja é sobejamente conhecida. E já é muito bom quando abre a boca. Sabemos bem que quando cão não ladra... Foi um acto de grande civismo e respeito pelos brandoenses a sua ausência entre os derrotados candidatos.


- as ideias colocadas à mesa e ao público (que não vota no Partido!!) já são por demais conhecidas e esgotadas. Essas mesmas linhas de pensamento e de projecto defendidas pelos adversários já subsistem ao longo de décadas nas gavetas do poder local.


Deve-se ainda concluir que da próxima vez quando se pretender debater seja o que for deverá ser em local e data de assembleia de freguesia,  com os já reconhecidos Presidentes, tanto do executivo como da assembleia, a mediar a iniciativa. Os interessados deverão pedir autorização e procurar saber se irão ser publicadas as datas de tais acontecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário